A RESAMB - Reciclagem e Limpeza Ambiental Ltda, iniciou suas atividades em 10 de maio de 2005. Nesta época, as atividades da empresa limitavam-se a compra, triagem e revenda de material reciclável.

Para este trabalho a empresa contava, praticamente, com a parceria de pessoas da comunidade, que recolhiam estes materiais e o repassavam para o devido processamento.

Em setembro de 2005, por intermédio da Prefeitura Municipal de Garopaba, formou-se uma parceria entre as empresas Resamb e Proactiva, na época, responsável pela coleta de lixo do município, que passou a usar as instalações da Resamb como “transbordo”.

Assim, a Proactiva entregava, na Resamb todo o lixo diário recolhido. Esta, por sua vez, apesar de receber o material de caminhões compactadores, fazia uma triagem manual deste material, encaminhando para reciclagem tudo o que era possível.

Em janeiro de 2010 toda a coleta municipal passa a ser feita pela Resamb. Assim, para obter o máximo resultado no reaproveitamento de material reciclável, a empresa investiu em novos equipamentos e em caminhões especialmente projetados para a coleta e transporte de materiais sem compactação, o que permite um índice de reaproveitamento de material muito mais elevado em relação a situação anterior.

Todo este material é descarregado em área específica da empresa que, com uso de mão de obra local e devidamente treinada, faz a triagem, separando e acondicionando tudo que é possível de ser reaproveitado.

Após este trabalho, apuram-se os resíduos finais que serão destinados ao aterro sanitário da empresa Proactiva, localizado em Biguaçu, município pertencente à grande Florianópolis.